Cromoterapia: a influência das cores na decoração
Já ouviu falar sobre a cromoterapia? É um tratamento utilizado para manter o equilíbrio e harmonia do nosso corpo, mente e emoções através das cores do arco-íris.
Cada cor possui uma função diferente, atraindo uma energia fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Podemos observar com mais frequência o uso dessa técnica em bebés prematuros, com o uso da luz ultravioleta.
Mas sabia que essa técnica também pode ser utilizada no dia a dia dentro da sua casa? Continue a leitura e saiba tudo sobre cromoterapia e a influência das cores na decoração!
Benefícios da cromoterapia e o significado das cores
Podemos destacar algumas vantagens de utilizar esta terapia de acordo com as cores, mas antes é importante destacar que esse método utiliza as sete cores do arco-íris, transmitindo uma energia diferente a cada cor.
Antes de entender as energias de cada cor, saiba quais são os principais benefícios da cromoterapia:
- Alívio dos sintomas de algumas doenças com base na cor;
- Equilibra o bem-estar físico e mental;
- Diminui o cansaço físico;
- Diminui problemas de sono;
- Auxilia no tratamento de dores de cabeça;
- Estimulação do Sistema Nervoso Central.
Agora perceba o que significa cada uma das sete cores e para que servem!
Vermelho: o seu tom vibrante torna a cor muito utilizada para afastar momentos de depressão e desânimo, deixando as emoções mais “agitadas”.
Amarelo: a cor mais viva do Arco-Íris, age sobre a mente, contribuindo com pensamentos racionais e fortalecimento da criatividade.
Laranja: a cor da restauração, ideal para recuperar o equilíbrio emocional.
Verde: a única cor que não possui contraindicação, capaz de melhorar qualquer condição física e proporcionar calma e equilíbrio, energizando o corpo!
Azul: ideal para transmitir sensações de serenidade e paciência. Não é por acaso que a cor é muito utilizada nos quartos, melhorando a qualidade do sono.
Índigo: limpa e purifica o ambiente. Trabalha com o equilíbrio das emoções e também com a nossa intuição.
Violeta: perfeita para expulsar más vibrações, ajudando no desequilíbrio emocional.
Rosa: a cor que auxilia no bom relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. É responsável pela sensação de amor, afeto e união.
Dicas para utilizar a cromoterapia na decoração
É possível aplicar a cromoterapia no dia a dia de diversas maneiras, seja na comida, nas roupas que vestimos, e claro, na decoração da casa!
Agora que já sabe quais energias cada cor pode proporcionar, escolha aquela que melhor se adapta às suas necessidades e adicione-a às suas divisões. Pode optar pela pintura das paredes, como ter tons de azul no quarto a fim de proporcionar paz e otimizar as noites de sono.
Também pode escolher objetos para complementar a decoração e trazer ainda mais harmonia ao ambiente, como molduras e quadros decorativos. É uma ótima opção, levando em consideração as diversas opções disponíveis e maneiras de se utilizar um quadro na decoração!
Leia também: Quadros personalizados: 5 dicas para decorar o ambiente.
Analise sempre aquilo que mais lhe traz conforto e felicidade e aplique na sua casa, brincando com as cores a fim de otimizar ainda mais a sua saúde e bem-estar.
Aplique a cromoterapia na sua casa com os quadros Youpi!
Estamos sempre a tentar tornar as suas emoções cada vez mais positivas, principalmente no lugar a que chamamos de lar.
Por isso, oferecemos uma gama de molduras e quadros decorativos de cores variadas. Aproveite para otimizar essas sensações com os quadros que inspiram, aceda ao site da Youpi! e mergulhe na busca pelo seu Best Feeling!